Eduardo Sitnoveter - Médico e Bacharel em Direito Rio de Janeiro | WhatsApp (21) 99003-1208

Negativa do Plano de Saúde

Negativa do Plano de Saúde2023-09-18T16:50:13-03:00
Tratamento médico negado pelo plano?2023-09-21T15:19:57-03:00

Nossa atuação é ajudar você a obter seus direitos e autorizar o tratamento necessário. Durante uma consulta médica online por telemedicina, buscamos entender o seu caso. Em seguida, você nos fornece toda a documentação para que possamos analisar e oferecer soluções.

Muitas vezes, elaborar um relatório médico pericial bem fundamentado na indicação do tratamento e destacar a legislação específica que garante e obriga o plano de saúde a atender você é suficiente para conseguir a autorização do tratamento.

Em outros casos, pode ser necessário envolver um advogado que, com o laudo médico pericial já elaborado, entrará com uma ação buscando uma liminar, que permitirá a autorização judicial imediata para o plano de saúde realizar o tratamento.

Em todas essas situações, assessoramos o profissional jurista durante todo o processo, fornecendo relatórios médicos periciais embasados na legislação vigente para aumentar as chances de obter a liminar rapidamente.

Nossa assessoria abrange todo o andamento do processo, fornecendo laudos médicos periciais e orientando o passo a passo de como agir. Estamos aqui para ajudar em todo o processo e garantir que você receba o tratamento necessário.

Mande uma mensagem por e-mail ou WhatsApp para tirarmos suas dúvidas.

“Home Care” negado pelo plano?2023-09-21T16:47:37-03:00

O “Home Care” (internação domiciliar) não consta da lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como procedimentos obrigatoriamente cobertos pelos planos de saúde

No entanto, a ANS destaca que isso não impede que as operadoras de saúde ofereçam essa cobertura. Nos casos em que não é autorizado o “Home Care”, teoricamente o plano de saúde deveria manter o paciente internado no hospital até que ele esteja apto para receber alta.

Manter um paciente em ambiente hospitalar sempre pode vir a desencadear outras complicações, como infecção hospitalar etc., e por isso é sempre melhor que continue seu tratamento em casa com assistência de “Home Care”.

Na prática, é comum vermos casos em que os pacientes são orientados a continuar o tratamento em casa após uma internação, mas os planos de saúde se recusam a cobrir os custos da internação domiciliar, alegando que isso não está previsto no contrato. Também é comum o plano de saúde interromper o financiamento da internação hospitalar, argumentando que o pedido de “Home Care” indica que o paciente não necessita mais de cuidados hospitalares.

Muitas vezes, o hospital acaba pressionando o paciente a aceitar a alta, pois, uma vez que a cobertura do plano de saúde é encerrada, o hospital precisará cobrar as despesas da internação diretamente do paciente, que provavelmente não concordará com essa cobrança.

O que fazer?

Nos casos em que o seu médico indica o “Home Care” e o plano de saúde nega, poderá ser necessário inicialmente, um relatório médico pericial detalhado, demonstrando as necessidades do assegurado, e enquadrando ele nas tabelas da Associação Brasileira de Empresas de Medicina Domiciliar (ABEMID) e/ou no Núcleo Nacional das Empresas de Assistência Domiciliar (NEAD).

Com esse relatório bem fundamentado, aumentará as chances de o plano de saúde autorizar a assistência por “Home Care”.

No caso de persistência da negativa pelo plano de saúde, se faz necessário uma ação judicial. Nessas situações, com o laudo médico pericial já elaborado, entra-se com uma ação para conseguir uma liminar e de imediato ter a autorização judicial para o plano de saúde realizar seu tratamento.

Nós assessoramos todo tramite do processo, fornecendo laudos médicos periciais e sugerindo o passo a passo de como atuar.

Mande uma mensagem por e-mail ou WhatsApp para tirarmos suas dúvidas.

Contato

Go to Top